SP–Arte chega à 20ª edição consolidada como a maior feira do setor no hemisfério sul
14 mar 2024
Vista da SP–Arte no Pavilhão da Bienal em 2023. Foto: Divulgação/SP–Arte. Imagens em alta resolução: https://flic.kr/s/aHBqjAoUQJ
Em 2024, a SP–Arte comemora duas décadas de existência e colhe as recompensas de um trabalho contínuo, refletindo o vigor que o mercado de arte nacional alcançou. Com a próxima edição marcada para 3 a 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, a feira tem sido uma plataforma que impulsiona o mercado dinamizando o intercâmbio entre galerias, artistas, curadores e pesquisadores.
A capacidade de reinvenção da feira e a atenção que dedica aos seus visitantes são demonstradas em iniciativas como a expansão na área do design, a abertura da Casa SP–Arte, as parcerias com instituições culturais e a criação de um aplicativo que facilita a interação do público com o evento.
Reconhecida como uma peça-chave no desenvolvimento do cenário artístico brasileiro, a feira fortalece a presença do país no diálogo cultural internacional. Com uma curadoria diversificada, abrangendo de artistas consagrados a novos talentos, a SP–Arte confirma seu papel de protagonista no mercado de arte global quando o Brasil vive uma época de grande proeminência cultural, corroborada pela escolha de Adriano Pedrosa – diretor artístico do Masp e mentor do projeto Laboratório Curatorial dentro da SP–Arte de 2011 a 2014 – como curador da 60ª Bienal de Veneza, além da concessão do Leão de Ouro, pelo conjunto da obra, à artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino.
A curadoria da feira apresenta renomadas galerias brasileiras como Fortes D’Aloia & Gabriel, Luisa Strina, Mendes Wood DM, Millan, A Gentil Carioca, Nara Roesler, além de uma nova geração de galerias incluindo Gomide&Co, Galatea, MaPa, Mitre, HOA, Verve, Central e Superfície. Inclui ainda grandes galerias internacionais como Continua (Itália), Herlitzka & Co (Argentina), Sur, Galería de Las Misiones e Piero Atchugarry (Uruguai), bem como RGR (México). No design, destacam-se espaços como Etel, Estúdio Rain, Firma Casa e ,ovo, além de uma exposição curada por Livia Debbane.
O evento se consolida não só como uma feira, mas um polo cultural que eleva a arte visual e solidifica a imagem de São Paulo como um epicentro efervescente de cultura, arte e inovação. Com seu alcance, posiciona a cidade como uma referência no cenário global.
Confira a lista completa em: https://www.sp-arte.com/editorial/lista-de-expositores-sp-arte-2024/.
Onde comer e beber na feira
Os restaurantes oficiais da feira serão La Serena e Kitchin. Chandon, Blue Moon, Whispering Angel e Terrazas de Los Andes terão bares no evento, e para fazer uma pausa, o Café Orfeu e o Le Pain Quotidien são boas opções.
A SP–Arte tem patrocínio master de Itaú, Vivo, Iguatemi e Vivara e patrocínio de Kinea, Rede, BMW, Chandon, Blue Moon, Unipar, Trisoft e Finarte.
SP–Arte
3–7 abril 2024
Localização
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Horários
03 abril: convidados
04–05 abril: das 13h às 20h
06–07 abril: das 11h às 19h
Ingressos
R$ 80 inteira
R$ 40 meia-entrada
Disponíveis em: bilheteria.sp-arte.com/
Informações à imprensa:
a4&holofote comunicação
+55 11 3897-4122
Gabriela Marçal | 11 9 6864-4263 | gabrielamarcal@a4eholofote.com.br
Mariana Ribeiro | 11 9 9328-1101 | marianaribeiro@a4eholofote.com.br
Neila Carvalho | 11 9 9916-5094 | neilacarvalho@a4eholofote.com.br
Mai Carvalho | 11 9 9934-7866 | maicarvalho@a4eholofote.com.br