Expositores
Sertão Negro Ateliê e Escola de Arte
Goiânia, Brasil
Idealizado pelo artista visual Dalton Paula e por Ceiça Ferreira, o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes foi criado em abril de 2021 e está localizado no Loteamento Shangry-lá, na Região Norte de Goiânia. A proposta do Sertão Negro é ser um quilombo, um espaço artístico-cultural de vivências e trocas junto ao meio ambiente.
O espaço atua na formação de artistas residentes e assistentes, além de servir para pesquisa, debate, residências nacionais e internacionais, exposições, aulas de cerâmica, gravura e capoeira. Também é realizado no local o Cineclube Maria Grampinho, atividade esta que reitera as nuances educativas e pedagógicas do projeto.
Construído de forma ecologicamente sustentável, fazendo coleta de água em reservatórios e preservando as espécies nativas da fauna e da flora, o Sertão Negro conta com um ateliê coletivo, que comporta uma biblioteca de mais de dois mil livros; possui um mezanino privativo e uma choupana para atividades educativas (como as aulas de capoeira, gravura e cerâmica), tudo isso rodeado de árvores do cerrado, plantas medicinais, flores e dois lagos com peixes.
Em apenas dois anos, o espaço tem se destacado no cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, sendo ponte de trocas não só internas, mas também com a comunidade de Goiânia em geral e diversos agentes do mercado artístico, tais como artistas nacionais e internacionais, curadores, galeristas e colecionadores.
Mesmo não tendo caráter primário de galeria, os artistas que estudam e trabalham no espaço atuam no mercado de arte de forma autêntica, valorizando suas individualidades dentro de uma dinâmica voltada para a coletividade.
Direção
Dalton Paula
Ceiça Ferreira
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.