Expositores
Design
Passado Composto Século XX
São Paulo, Brasil
A marca tradicional Passado Composto foi fundada por Cida Santana em 1988 como um antiquário. Em 2002, Graça Bueno inaugurou a Galeria Passado Composto Século XX na Alameda Lorena nos Jardins em São Paulo, especializada em arte e design com foco em tapeçarias artísticas e móveis de design moderno brasileiros.
A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria artística e, portanto, é precursora da realização de exposições e de publicações em homenagem aos mestres artistas e designers brasileiros, colaborando com curadorias nacionais e internacionais junto a museus e diversas instituições, com o seu expertise e com o empréstimo de obras do seu acervo para exposições. A galeria também trabalha na catalogação de obras e de arquivos junto às famílias dos autores, como a do artista e designer Jean Gillon (1919-2007) tendo organizado um livro em sua homenagem, publicado pela Editora Olhares e uma exposição no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, em 2021.
No tema da tapeçaria artística internacional, a galeria realizou pesquisas e textos, como o “Magda: Tecendo Histórias”, para o livro da artista Magdalena Abakanowicz publicado pelo Museu Central de Têxteis em Lódz, na Polônia, em 2019, sobre o impacto e a influência das obras revolucionárias desta artista premiada com Medalha de Ouro em 1965 na Bienal de São Paulo, junto aos artistas brasileiros como especialmente o Jacques Douchez (1921-2012) e o Norberto Nicola (1930-2007).
Direção
Graça Bueno
Artistas
Passado Composto Século XX
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.