Expositores
Arte
Ateliê 397
São Paulo, Brasil
O Ateliê397, em seus 20 anos de existência, se consolidou como um dos espaços independentes mais importantes na cena artística paulistana. Sua atuação divide-se em três eixos principais: a formação, a experimentação e a construção de modelos de autogestão. Nosso curso de acompanhamento de projetos tem hoje mais de 60 alunos, que de forma permanente discutem suas práticas com outros artistas e curadores mais experientes. As exposições e demais atividades que compõem nosso programa público revelam artistas, tocam em questões ainda não exploradas no campo das artes e propõem formatos inovadores. Nossa prática de gestão busca criar redes entre espaços independentes do centro e da periferia que possam gerar trocas de experiência e de repertório e construir ações conjuntas. Nosso objetivo é democratizar o circuito artístico, ampliando a participação de novos agentes, sejam eles curadores, sejam gestores, sejam artistas.
-
A exposição Good Vibes retoma um slogan vagamente associado à cultura hippie dos anos 1960 e 1970 como parte do contexto da contracultura que questionava os valores “materialistas e repressores” da época. Ao fazerem referência a um ideal de vida mais conectado com experiências esotéricas de toda sorte, as “vibes” do título remontam à experiência de uma geração que buscava uma compreensão menos pragmática e racionalista do mundo, inserindo no universo da cultura o misticismo e a contemplação. A reaparição da mesma frase nos dias de hoje (não apenas nessa exposição, mas em cartazes publicitários, memes e figurinhas que circulam nas redes sociais) nos faz pensar sobre a continuidade desse pensamento da contracultura no presente: que mundo imaginam e desejam os artistas do presente?
Pensada para a ocasião da SP-Arte, um grande evento no qual a arte é celebrada e festejada, a exposição mostra como certa produção de hoje se apropria de símbolos culturais e religiosos diversos, de imagens-clichê de prosperidade (e seu contrário) e de uma iconografia de festas populares. Não sem ironia, providos de críticas mais ou menos ácidas aos valores em circulação atualmente e apropriando-se de uma linguagem pop, os artistas que participam da construção do Ateliê 397 continuam a emanar suas “Good Vibes”.
Direção
Tania Rivitti
Thais Rivitti
Artistas
Ateliê 397
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.