Circuito Ateliês Abertos
2019


Apresentado pela Stella Artois, o Circuito Ateliês Abertos retornou com novidades nessa 13ª edição da SP-Foto. Participaram da programação os já tradicionais estúdios coletivos da Vila Madalena, Hermes Artes Visuais, Projeto Fidalga, Fonte e Vão – Espaço independente de arte, que abriram as portas para o público conhecer de perto os processos de artistas ligados ao universo fotográfico e da imagem. Em 2019, o Atelier do Centro, Pivô Pesquisa e Residência Artística FAAP, localizados no bairro da República, também integraram o circuito.

O Circuito Ateliês Abertos aconteceu no dia 17 de agosto, o sábado que antecedeu a SP-Foto, das 14h às 18h no Centro, e das 17h às 21h na Vila Madalena.


Apresentado por
sparte2019-site-logos-patrocinio-STELLA-COR

17 de agosto

O centro de São Paulo integrou pela primeira vez o Circuito Ateliês Abertos na SP-Foto (Foto: Jéssica Mangaba)
Foto. 18.08.2019

Circuito Ateliês Abertos


República
Atelier do Centro

R. Epitácio Pessoa, 91

Programação
Visita aos ateliês de Rubens Espírito Santo, Anna Israel, Gabi Celan, Lila Loula, Luca Parise, Rafael Chvaicer, Manu Gaden, Ana Viotti, Fabiana Reis, Rodrigo Atallah, Isabella Sena, Sofia Beçak e Vitor Bighinzoli. Os trabalhos dos integrantes estarão em exposição e disponíveis para venda.

O ateliê
Sob coordenação do artista Rubens Espírito Santo e ativo há mais de vinte anos, o Atelier do Centro oferece atividades ininterruptas em produção e ensino de arte. O que une os mais de trinta artistas membros da instituição – que dispõe de cinco galpões de produção, um deles na Espanha – é uma prática intitulada Methodo. Criada por Espírito Santo, a metodologia articula filosofia da arte, produção plástica e transmissão da arte.

Pivô

Ed. Copan, bloco A, loja 54 – Av. Ipiranga, 200

Programação
Visita aos ateliês dos artistas participantes do Pivô Pesquisa: Carlos Carvalho, Daniel Frota, Elle de Bernardini, Filipe Acácio, Gayle Forman, Gui Mohallem, Gustavo Torres, Laura Andreato, Léa Meier, Lucas Dupin, Lucas Simões, Luisa Brandelli, Nicolas Delaroche, Paloma Mecozzi, Raphaela Melsohn e Sol Casal.

Das 16h às 17h, acontece a conversa “Sexualidade, gênero e produção de imagens”, com a presença de Gui Mohallem e Élle de Bernardini

O ateliê
Desde 2012, o Pivô vem se consolidando com um dos principais espaços de exibição e produção de conteúdo em arte contemporânea da cidade, articulando exposições, projetos comissionados, workshops, residências artísticas e programas públicos envolvendo artistas em diversos estágios de carreira e de diferentes nacionalidades.

 

FAAP Residência Artística

Praça do Patriarca, 78

Programação
Visita aos ateilês de Gauri Kulkarni, Lucas Demps, Gabriela Godói, Maíra Dietrich, Bianca Madruga, Guillermo Rodriguez, Genietta Varsi e Ygor Landari.

O ateliê
A Residência Artística FAAP tem como objetivo principal servir de residência temporária para artistas visuais que desejam pesquisar e desenvolver projetos na capital paulista. Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris, o espaço é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes.


Vila madalena

 

HERMES ARTES VISUAIS

R. Hermes Fontes, 167

Programação
Visita aos ateliês de Brisa Noronha, Carla Chaim, Luisa Callegari e Julia Pontés; e apresentação da mostra “Baralho”, resultado da produção dos artistas que frequentam o grupo de Acompanhamento de Projetos.

O ateliê
Além de abrigar estúdios coletivos, o Hermes é palco de um projeto de acompanhamento de jovens talentos, sob coordenação de Carla Chaim, Marcelo Amorim e Nino Cais. Cerca de cinquenta artistas frequentam semanalmente o espaço, que promove cursos teóricos e práticos.

Projeto Fidalga

R. Fidalga, 299

Programação
Visita aos ateliês de Ding Musa, Leka Mendes, Luiz Telles e Otavio Zani; e abertura da exposição coletiva “Apresentação: representação”, organizada por Ding Musa, e da individual “Rua”, Sayako Oguri.

O ateliê
Sob coordenação de Sandra Cinto e Albano Afonso, o Projeto Fidalga reúne, além dos ateliês, residência artística e espaços expositivos.

Fonte

R. Mourato Coelho, 751

Programação
Visita aos ateliês de Celina Portella, Élcio Miazaki, Flavia Soares, Marcelo Amorim, Nino Cais e Simone Moraes; e apresentação dos trabalhos dos residentes Felipe Alvarez Paris, da Residência Fonte, e André Bergamin, Catarina Sabino, Deco Adjiman, Julia da Mota, Leo Ayres e Marília Del Vecchio, da Residência Lava!.

O ateliê
Fundado em 2013 por Marcelo Amorim, Nino Cais e Simone Moraes, Fonte é um ateliê coletivo que promove residências artísticas. Dessas atividades, deriva uma programação pública e gratuita com palestras, oficinas, performances, mostras de videoarte e ateliês abertos.

VÃO – Espaço Independente de Arte

R. Mourato Coelho, 787

Programação
Visita aos ateliês de Carlos Pileggi, Ivan Padovani, Maria Fernanda Lopes, Maria Luiza Mazzetto, Sandra Lapage, Silvia Jabali, Susy Miranda Azis e Thais Stoklos; e abertura do projeto “Imaterial” – experimento coletivo que pretende refletir, a partir de um pensamento fotográfico, sobre a relação entre imagem e lugar, concebido pelos artistas Maria Luiza Mazzetto, Ivan Padovani, Thais Stocklos, Maria Fernanda Lopes e Silvia Jabali. E ainda: projeções na laje com Rodrigo Gontijo e convidados.

O ateliê
VÃO é um espaço independente composto por ateliês e sala expositiva onde convivem diferentes pesquisas e práticas artísticas. Inaugurado em 2016, o espaço promove ações complementares ao circuito de arte de São Paulo por meio de iniciativas dos seus residentes, parcerias e intercâmbios com outros artistas, realizando práticas para além do cotidiano do ateliê.