Editorial
"SDDS 3404" (2018), Marlos Bakker
Vídeo feito a partir de arquivos compartilhados por whatsapp (© Marlos Bakker)
Marlos Bakker SDDS 3404 documentário
19 Aug 2019, 11:28 am
A partir de um grupo de Whatsapp de spotters – pessoas aficionadas por fotografia e aviação –, o artista Marlos Bakker passou a conviver diariamente com um mundo até então desconhecido para ele. Começou a frequentar encontros para fotografar aviões em aeroportos e, por vezes, nas próprias casas dos amigos que fez (evento conhecido como home-spotting), normalmente em bairros ou comunidades carentes próximas às cabeceiras das pistas.
Após quase dois anos de convívio, Bakker transferiu todo o conteúdo espontaneamente compartilhado no grupo (mensagens de texto, de áudio, fotos e vídeos) para o seu computador e se utilizou da edição, momento privilegiado da análise e interpretação dos fatos, para montar o vídeo “SDDS 3404″, onde os próprios personagens narram a paixão que têm pelo hobby, além das dificuldades que encontram pelo caminho sem que, em nenhum momento, tenham sido questionados sobre o assunto.
O título da obra se refere ao curioso fato de que, ao jogar as quase 170 mil mensagens de texto do chat num contador de palavras, a que mais se repetiu foi SDDS: abreviação para “saudades”. Ela foi escrita 3404 vezes em quinze meses.
O trabalho integrou a mostra “Paisagens construídas” (2018), no Museu Oscar Niemeyer (MON), foi selecionado para o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2018) e recebeu o Prêmio de Aquisição do 14º Salão de Artes Nacional de Itajaí (2018). “Bakker descobriu nas redes sociais uma imensa comunidade que cultua não o céu, mas os aviões”, escreve o curador Agnaldo Farias.
Convidado para participar da — entretraço —, seção na qual um artista intervém na revista traço— (publicação periódica da SP-Arte), Bakker realizou um desdobramento de seu “SDDS 3404″, com a colaboração fotográfica de quatro spotters, Camila (@camilacouto_spotter), Jeff (@spotterinjpa), Jorgim (@aeroportodemontesclaros) e Zeca (@zecaonascimento). Bakker faz uma transcrição das 3404 frases nas quais a sigla SDDS apareceu ao longo de quinze meses, remetendo ao título de seu documentário. A partir dessas palavras, apresentadas em uma massa corrida e cujo único contexto é o sentimento claro de companheirismo e identificação entre os enunciadores, o artista consegue criar novas imagens. O desenho ampliado das frases, mesclado com as fotos de avião em dimensão reduzida, criam um raio-X do universo secreto que existe por trás das fotografias compartilhadas nas redes.
Confira acima o vídeo “SDDS 3404″, e não deixe de pegar gratuitamente sua revista traço— na 13ª edição da SP-Foto e em pontos de distribuição.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.