Editorial
Galpão Fortes Vilaça recebe vídeos, esculturas e pinturas de Rodrigo Cass
18 Aug 2016, 10:50 am
A Galeria Fortes Vilaça destaca a partir do dia 20 de agosto (sábado), em seu Galpão na Barra Funda, a segunda individual de Rodrigo Cass. Até o concreto apresenta trabalhos inéditos em vídeo, escultura e pintura, que têm a cor e o conceito de ruptura como elementos centrais.
Nos três vídeos projetados sobre blocos de concreto, ações performáticas de curta duração são repetidas exaustivamente. No trabalho que dá título à mostra, o artista recorta papéis coloridos com a mão num movimento em espiral. O plano se transforma em círculo, que vira ponto até a cor se confundir com o concreto.
Já o conjunto Superfícies Mínimas (2016) é composto por pinturas em tecido de cores vivas com intervenções de concreto branco ou cinza. Os trabalhos remetem a uma ação constante de apagamento em que composições geométricas complexas aparecem sempre cheias de fissuras e zonas vazias.
Nas esculturas, Cass combina blocos de concreto com objetos de uso pessoal. Em Torso (2016), um cinto de couro envolve o topo de um bloco de concreto no diâmetro exato da cintura do artista. Por sua vez, Americae Praeterita (2016) traz um livro aberto com gravuras de índios crucificados e devorados em rituais de antropofagia, incrustado em um bloco de concreto.
Até o concreto segue no Galpão Fortes Vilaça até 15 de outubro. O endereço é Rua James Holland, 71, Barra Funda. Saiba mais no site da galeria.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.