Conheça as curadoras que farão parte do Talks

19 Aug 2019, 11:20 am

A SP-Foto traz uma programação gratuita de palestras pensadas especialmente em torno de questões da fotografia e da arte contemporânea. Três curadoras estrangeiras foram convidadas para participar desse ciclo de conversas. Conheça melhor o perfil de cada uma delas e programe-se para assistir ao Talks (confira aqui a programação na íntegra).


Norton se juntou à equipe do New Museum (NY) em 2011, tornando-se curadora em 2017, e, antes disso, havia trabalhado como curadora-assistente no Whitney Museum of American Art (NY). Entre as exposições que curou no New Museum estão “Good Thing You Are Not Alone”, individual de Kaari Upson, e “Sarah Lucas: Au Naturel”, primeira retrospectiva da artista britânica a ser sediada nos Estados Unidos. Norton foi escolhida, junto da curadora Jamillah James (Institute of Contemporary Art), como curadora da próxima Triennale do New Museum, a ser realizada em 2021. No Talks da SP-Foto, Margot conversa com o arquiteto Guilherme Wisnik sobre a imagem na era digital, no dia 22 de agosto, às 17h.


Especializada em fotografia, Barbara Tannenbaum teve uma carreira marcante em importantes instituições estadunidenses como o Akron Art Museum, onde aumentou o acervo de fotografia em cinco vezes, e o Cleveland Museum of Art, onde atua agora. Fez a curadoria da inovadora exposição “A History of Women Photographers”, na qual traça um panorama das conquistas e façanhas de fotógrafas mulheres, e de “DIY: Photographers & Books”, na qual expõe exclusivamente fotolivros de impressão digital, comentando as mudanças na criação e distribuição do meio em frente à revolução digital. Em sua fala no Talks, Tannenbaum comenta como as inovações em técnicas de impressão – influenciando a dimensão e a tiragem de fotografias – desempenha um papel importante em inserir a fotografia no mercado de arte e, consequentemente, em aumentar a precificação dela como objeto. O galerista Mario Cohen, que divide mesa com Tannenbaum, fala do mercado fotográfico brasileiro. A conversa será dia 22 de agosto, às 19h.


A venezuelana Julieta González é uma figura pivô no aprofundamento internacional de conhecimento em torno da arte latino-americana. Durante sua atuação na Tate Modern (Londres), de 2009 a 2012, González transformou a coleção latino-americana da instituição londrina em uma das mais abrangentes e diversas do mundo. Foi curadora da histórica exposição “Memorias del subdesarollo”, que visava mapear instâncias de decolonização da arte na América Latina durante os anos 1960 e 1970. Atualmente, González ocupa o posto de diretora artística do Museo Jumex (Cidade do México). Na SP-Foto, a curadora fala da intersecção entre a fotografia e a arte contemporânea, focando em artistas que se apropriam de fotografias de acervo. Ela divide palco com o jornalista Ronaldo Entler dia 23 de agosto, às 19h.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.