Editorial
SP–Arte 2022
International Galleries at SP–Arte 2022
SP–Arte
23 Feb 2022, 4:13 pm
A SP–Arte também é conhecida como o Festival Internacional de Arte de São Paulo pois, desde suas primeiras edições, a Feira recebe importantes galerias de fora do país.
Faz parte da missão da SP–Arte estabelecer pontes com outras cenas artísticas e fortalecer os laços da arte brasileira com o restante do mundo.
Do Uruguai ao México, dos Estados Unidos à Espanha, saiba quais são as galerias internacionais que participam da 18ª SP–Arte, de 6 a 10 de abril, no Pavilhão da Bienal.
Buenos Aires Fine Arts
A Buenos Aires Fine Arts surgiu como uma galeria virtual em 2008. Hoje funciona em um prédio do bairro de Belgrano, na cidade de Buenos Aires. Com presença nacional e internacional nas principais feiras de arte, seu objetivo é mostrar o melhor da arte argentina e sul-americana.
A galeria busca se aproximar das expressões e tendências que marcaram a arte no século 20 e continuam vigentes atualmente, como movimentos conceituais e de arte não figurativa.
Galleria Continua
Fundada em 1990 em um antigo cinema na cidade de San Gimignano, na Itália, a Galleria Continua tem sua intenção anunciada pelo nome: dar continuidade à arte contemporânea em contextos repletos de sinais de arte antiga.
A Continua tem um espaço em Pequim, na China, por exemplo, dedicado a artistas ocidentais pouco conhecidos na região. Outra sede, nos arredores de Paris, o Les Moulins, é dedicada a obras de arte em grande escala.
Em São Paulo, a Galleria Continua tem um espaço de projetos no interior do estádio municipal do Pacaembu.
LAMB Arts
A LAMB foi fundada em 2015 para promover artistas emergentes na Europa e na América Latina. Desde a abertura do primeiro espaço permanente em Mayfair, a LAMB vem realizando um programa cultural com jovens talentos por meio de um intercâmbio constante entre práticas artísticas e curatoriais, mercados e projetos institucionais entre Londres e São Paulo.
Em 2019, a LAMB abriu um espaço de galeria em São Paulo buscando fortalecer esse intercâmbio cultural entre a América Latina e a Europa.
A galeria hoje representa artistas baseado no Brasil como Tiago Mestre, Renata de Bonis, Carla Chaim e assume vivid astro focus.
Opera Gallery
Treze cidades pelo mundo abrigam a Opera Gallery: Genebra, Zurique, Paris, Londres, Mônaco, Nova York, Miami, Aspen, Dubai, Beirute, Singapura, Hong Kong e Seul.
Fundada por Gilles Dyan, a Opera abriu simultaneamente espaços em Paris e em Singapura em 1994 com o objetivo de mostrar artistas internacionais emergentes ao lado de mestres da arte moderna e contemporânea.
Hoje a galeria representa mais de vinte artistas internacionais jovens e emergentes como Andy Denzler e Anthony James, e artistas consagrados como Manolo Valdés e Hermann Nitsch. A Opera Gallery também atua no mercado secundário, trabalhando com artistas significativos como Marc Chagall, Pablo Picasso, Fernando Botero e outros.
Piero Atchugarry Gallery
A Piero Atchugarry Gallery abriu ao público em 2014, ocupando um estábulo uruguaio da década de 1950 adaptado como espaço expositivo. Localizado no Parque de Esculturas Garzón, uma reserva de 159 hectares com 15.500 árvores e arbustos nativos, o edifício de grandes janelas foi projetado para receber exposições que dissolvem as fronteiras entre o interior e o exterior.
Galería Sur
A Galería Sur foi fundada em 1985 em Punta del Este, no Uruguai. Inspirada pela utopia do artista Joaquín Torres García, o lema “Nosso Norte é o Sul”, a galeria está vinculada ao ambiente artístico e cultural do Rio da Prata, ajudando a consolidar a identidade da arte uruguaia no exterior.
A Galeria é especializada nas vanguardas históricas dos anos 20, 30 e 40 no Prata, na Escuela del Sur, e nos mestres da arte moderna latino-americana, incluindo artistas brasileiros como Candido Portinari e Di Cavalcanti.
Zielinsky
Fundada em 2015 pelo casal de brasileiros Ricardo e Carla Zielinsky, a galeria Zielinsky representa artistas ibero-americanos emergentes e renomados. Além de seu espaço em Barcelona, possui também um escritório no Brasil, de onde administra seus fortes vínculos com o cenário artístico latino-americano.
A ideologia da galeria é dissociar-se de projetos herméticos e ideias unilaterais, criando uma dialética entre colecionadores e neófitos no mundo da arte para conectar diferentes culturas.
Entre os artistas brasileiros representados estão Vera Chaves Barcellos, Leonardo Finotti, João Farkas e Romy Pocztaruk.
Galería de Las Misiones
Desde 1990, a Galería de Las Misiones é especializada em vanguarda histórica com foco, em construtivismo e arte concreta. A galeria conta com três espaços expositivos: funciona em um prédio art-déco em Montevidéu, em Punta del Este e no vilarejo de Jose Ignacio.
A galeria tornou-se um importante player nos últimos anos ao promover a abstração geométrica da arte latino-americana. Apenas nos últimos 10 anos, a galeria publicou mais de 40 catálogos e cinco livros de arte.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.