Editorial
Em São Paulo, Bolsa de Arte apresenta obras de Elida Tessler que dialogam com universo literário
18 May 2017, 9:15 am
A filial paulistana da Bolsa de Arte de Porto Alegre abre no dia 20 de maio (sábado) sua primeira individual de Elida Tessler. Em Recortar Copiar Colar, a artista relê trabalhos de seus últimos anos, frutos de diálogos com textos de escritores como Franz Kafka, Haroldo de Campos, Marcel Proust e Virginia Woolf.
As obras de Tessler sempre se relacionaram com a palavra e propuseram novos olhares sobre objetos do cotidiano. Contudo, nos últimos 15 anos, seus livros de artista, objetos e instalações vêm dialogando de forma ainda mais intensa com obras literárias – no conteúdo e na palavra como imagem. Para mostra, a gaúcha revisita cerca de 15 desses trabalhos, o que resulta em novas edições e diálogos.
Em criações como Desertões, composta de 1.018 fotografias em lupas, a artista trabalha na fronteira entre diferentes práticas. A obra nasceu de um exemplar de Os Sertões, de Euclides da Cunha, a ela presenteado pelo escritor e crítico literário Donaldo Schüler – que, por sua vez, marca presença na ocasião da abertura lançando o livro Joyce era Louco?, no qual parte de teorias psicanalíticas para analisar a escrita do irlandês James Joyce.
Recortar Copiar Colar fica em cartaz até 15 de julho na Rua Mourato Coelho, 790, Pinheiros. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.