Editorial
Conjunto de mais de cem obras de Sergio Camargo é destaque no Itaú Cultural
11 Nov 2015, 5:20 pm
O Itaú Cultural apresenta, a partir de 28 de novembro (sábado), a exposição Sergio Camargo: Luz e Matéria.
Com curadoria de Paulo Sergio Duarte e Cauê Alves, a mostra reúne um conjunto de mais de cem obras nas quais convivem a exatidão geométrica e a imprevisibilidade. A mostra ocupa três pisos do instituto e traça um panorama da obra do escultor carioca.
Depois de realizar esculturas figurativas, o artista criou na década de 1960 os primeiros trabalhos da série de relevos, utilizando principalmente cilindros de madeira. Dez anos depois, sua produção consolidou-se com as obras em mármore, material com o qual desenvolveu a maior parte de suas peças.
Sergio Camargo (1930-1990) nasceu no Rio de Janeiro e completou a maioridade em solo europeu. Em Paris teve contato com diversos artistas, mas foi a visita constante ao ateliê do romeno Constantin Brancusi (1876-1957) que lhe proporcionou uma das experiências mais decisivas para sua produção futura.
Além do Brasil, trabalhou em diferentes lugares, como a França e a Itália. Dada a importância do espaço para seu processo criativo, também faz parte da exposição a recriação do último ateliê do artista, que ficava em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Sergio Camargo: Luz e Matéria fica em cartaz até 09 de fevereiro. O endereço é Avenida Paulista, 149. Mais informações no site.
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.