Editorial
Beto Shwafaty, Mayana Redin e Pedro Motta são os ganhadores da Bolsa ICCo/SP-Arte em 2015
11 Apr 2015, 5:57 pm
A SP-Arte e o ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea anunciaram na tarde deste sábado (11) os artistas ganhadores das bolsas de residência artística deste ano. Beto Shwafaty, representado pela Galeria Luisa Strina; Mayana Redin, da Galeria Silvia Cintra + Box4; e Pedro Motta, da Galeria Celma Albuquerque e Galeria Luisa Strina.
Diferentemente das outras edições, em que dois artistas foram agraciados com bolsas, em 2015 o júri escolheu três artistas, por empate técnico.
No segundo semestre deste ano, Shwafaty será recebido pela Residency Unlimited (RU), em NY, Estados Unidos, enquanto Redin e Motta irão para a FLORA ars+natura, em Honda, Tolima, na Colômbia. Eles passarão de dois a três meses em uma imersão de pesquisa, produção e networking e terão toda estrutura para desenvolvimento dos seus trabalhos.
A Residency Unlimited foca-se principalmente em introduzir seus artistas no cenário artístico de Nova York através da pesquisa e do diálogo. Já a residência FLORA, dirigida pelo colombiano Jose Roca, curador de arte latino-americana da Tate, em Londres, se interessa pela relação entre arte e natureza e é direcionada para a circulação de resultados e para a educação.
Os artistas ganhadores
O paulistano Beto Shwafaty desenvolve pesquisa que conecta aspectos políticos, econômicos e sociais com as artes visuais. Utiliza-se de mapas e arquivos com a preocupação de estar ligado à transparência da história. Em grande parte de seus trabalhos está presente a abordagem sobre a criação da identidade visual do Brasil moderno.
Já Mayana Redin é professora substituta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua pesquisa estabelece relações entre elementos cósmicos e terrenos, o que pode ser visto na obra Global Records, exposto no estande da galeria Silvia Cintra+Box4, na feira. Seus trabalhos integram no momento a exposição Imagine Brazil, no Instituto Tomie Ohtake.
O terceiro ganhador, o mineiro Pedro Motta, utiliza-se da fotografia como suporte de seus trabalhos e já participou de exposições individuais e coletivas na Galeria Luisa Strina e no Museu Coleção Berardo (em Lisboa), entre outras.
#sparte2015
SP–Arte Profile
Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.