Editorial
Virtual
Programação cultural na internet
Giovana Christ
20 mar 2020, 16h33
Neste momento sem precedentes da história humana, vemos um fechamento em massa de instituições culturais e galerias em tentativa de barrar o avanço da COVID-19. Em paralelo, esforços estão sendo feitos para preencher o vazio criado por essas portas fechadas, com programações virtuais pensadas para a quarentena. Com o intuito de ajudar você a melhor navegar essas programações, reunimos aqui algumas delas, na esperança de que ajudem a manter a cultura um pouco mais perto de nós nesse momento de isolamento social. Essa matéria será atualizada a medida que mais programações forem subindo ao ar.
Acima: Sem título (1975), Joan Jonas executando a performance "Twilight" (Foto: Arte que Acontece / Divulgação)
Pinacoteca
de São Paulo
#pinadecasa
Todos os dias pela manhã a Pinacoteca de São Paulo posta em seu Instagram uma obra de seu acervo, acompanhada de informações e curiosidades explicadas pelos curadores do museu. Nos stories, também revisitam exposições e compartilham lembranças dos visitantes.
"São Paulo" (1924), Tarsila do Amaral (Foto: Pinacoteca / Divulgação)
Masp
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, além de estar atualizando suas redes como Facebook e Instagram, oferece duas ótimas plataformas de aprendizado: pelo canal de Youtube do museu é possível assistir a seminários e aulas realizados no auditório; e, por meio do aplicativo Masp Áudios você tem acesso a comentários sobre 170 obras do acervo. Os áudios são narrados por curadores e convidados especiais.
Além disso, o Museu fará uma live na sua conta do Instagram com Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz na próxima segunda-feira, dia 13/4, às 18h. A conversa entre o diretor artístico e a curadora-adjunta de histórias do museu girará em torno das histórias no Masp, noção plural e polifônica que guia a programação do museu anualmente desde 2016.
Detalhe de "Dança de pista" (2016), Tschabalala Self (Foto: Masp / Divulgação)
Instituto
Tomie Ohtake
Em seus stories, a instituição está abrindo o acesso aos arquivos digitais da publicação educativa da exposição “Murakami por Murakami”, feita pelo Núcleo de Cultura e Participação, e que se encerrou dia 22 de março. Você também terá acesso a audioguias sobre obras selecionadas da exposição, e um arquivo em vídeolibras. Não deixe de conferir também o Amplitudes, podcast gratuito do Instituto Tomie Ohtake sobre cultura, educação e artes nacionais. O podcast está disponível no site.
Capa do podcast "Amplitudes" (Foto: Instituto Tomie Ohtake / Divulgação)
Instituto
Moreira Salles
Além de uma produção prolífica em seu site institucional no que tange acervo e programação, o IMS abarca ainda o Mais IMS, diretório de sites e blogs feitos por setores do IMS e parcerias. São sites como Discografia brasileira, onde você encontra playlists só com jóias nacionais (tal qual “Sambas na quarentena”, que reúne as dez mais de Ary Barroso); a Rádio Batuta, que tem desde playlists e entrevistas até documentários – a exemplo do documentário sobre Stephen Sondheim, compositor da Broadway; e blogs afiliados às publicações ZUM e Serrote, com textos críticos que desdobram as questões das revistas.
Retrato do compositor Ary Barroso (Foto: Instituto Moreira Salles / Divulgação)
Casa das Rosas
#culturaemcasa
Começando dia 19 de março, a Casa das Rosas passa a apresentar uma programação exclusivamente virtual, com indicações de leitura, sugestões de filmes e dicas para escritores, entre outros conteúdos. A programação virtual está disponível em suas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Fachada da Casa das Rosas (Foto: Casa das Rosas / Divulgação)
Fortes D'Aloia & Gabriel
A galeria está postando, em seu Instagram, recomendações de livros feitos pelos artistas que integram sua coleção. É possível ver indicações de nomes como Leda Catunda e Luiz Zerbini para saber o que ler neste momento de recolhimento.
Leda Catunda faz indicações de leitura (Foto: Instagram Fortes D'Aloia & Gabriel)
Zipper Galeria
As exposições individuais “Museu de novidades”, de Marcelo Tinoco, e “Na raiz / caminho / pelos laços / passarinho”, de Vitor Mizael, estão abertas para visitação online. São várias as opções de visualização, incluindo parede a parede, ou um vídeo 3D que te leva pelos diferentes andares da galeria.
Exposição online "Museu de novidades", Marcelo Tinoco (Foto: Site da Galeria Zipper / Divulgação)
Galeria
Jaqueline Martins
A galeria está disponibilizando em seu site e em suas plataformas sociais, como o Instagram, obras de vídeoarte de seus artistas para a visualização do público. No Instagram, os vídeos são acompanhados de curtos textos que explicam a importância da obra e do artista.
Still de "Is If Exiled In Paradise" (1986), Rafael França (Foto: Instagram Galeria Jaqueline Martins / Divulgação)
Kogan Amaro
Os artistas representados pela galeria estão fazendo takeover do Instagram, cada um compartilhando conteúdos especiais.
Detalhe do trabalho "Fogo alto" (2016-17), da dupla Tangerina Bruno
SIM Galeria
Em parceria com a Simões de Assis Galeria de Arte, a SIM Galeria publica em seu Instagram a série “Percursos da arte: do moderno ao contemporâneo”. Nela, serão traçadas as trajetórias de artistas da galeria, contextualizando seus trabalhos na história da arte brasileira. O conteúdo será atualizado diariamente.
Galeria Athena
#MeetAthenaArtists
Como forma de aproximar o público de sua produção, a Galeria Athena se usa de seus stories e feed de Instagram para revisitar virtualmente exposições que foram sediadas em seu espaço, além de divulgar a série #MeetAthenaArtists, na qual apresentam em maior detalhe artistas e suas produções.
O artista André Griffo e sua obra "O vendedor de miniaturas"(2020). (Foto: Instagram Galeria Athena)
Mendes Wood DM
Assinando a newsletter da galeria, você recebe toda semana informações sobre os trabalhos de vídeo do acervo, além de ter a oportunidade de assistir ao material. Cada semana será disponibilizado um trabalho novo, que fica no ar de sábado de manhã à domingo de noite. Assine a newsletter no site da galeria.
Lucas Arruda,
"Neutral Corner", 2018 (detalhe)
Galeria Superfície
Todas as terças e quintas, a Galeria Superfície promove o “Ao vivo com”, uma conversa entre dois convidados do mundo das artes para falar sobre processos artísticos, espaços independentes e outros assuntos diversos. As conversas duram 30 minutos, e acontecem em lives no perfil de Instagram da galeria.
Fábrica de Arte
Marcos Amaro
A instituição localizada em Itu, interior do Estado de São Paulo, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil, abriga a coleção do artista Marcos Amaro e promove diversos eventos culturais. Durante a recomendação de isolamento social, a Fábrica de Arte tem criado um conteúdo especial sobre seu próprio acervo e exposições nas redes sociais. Acesse o canal no Youtube para conferir materiais sobre a exposição do artista Bispo do Rosário, de Louise Bourgeois e ter acesso a uma parte do acervo do instituto.
"Deep Inside My Heart", Louise Bourgeois e Tracey Emin. Série "Do Not Abandon Me" (2009-2010) (Foto: Fama / Divulgação)
Pivô
Enquanto o espaço permanece fechado, será exibido o filme “Zero” na vitrine do prédio das 14h às 4h, todos os dias. A obra faz parte da exposição “República”, que traz um recorte da produção do artista Luiz Roque dos últimos dez anos. Além disso, o primeiro ciclo de residências do Pivô continuará acontecendo remotamente e terá algumas atividades abertas ao público, que serão anunciadas em breve. Ainda, no dia 2 de abril será realizada a palestra “As condições de produção do artista”, com a artista e pesquisadora Flora Leite pela plataforma Zoom. As inscrições da atividade são feitas aqui.
Galeria Vitrine (Foto: Pivô / Divulgação)
Galeria
Jaqueline Martins
Foi lançada a primeira edição do Programa de Vídeo, projeto concebido em parceria entre a curadora Mirtes Marins de Oliveira e a equipe da Galeria, com o objetivo de proporcionar novas camadas de leitura e interpretação à obras selecionadas do acervo. Na primeira edição, é apresentada a artista Letícia Parente com a obra “In” (1975) articulada à trechos de “A Paixão Segundo G. H.” (1964), de Clarice Lispector. A intersecção dos trabalhos está no cenário que tem como foco o guarda-roupa, incorporado metaforicamente pelas duas artistas como espaço de restrição e também de perda da individualidade. O material completo pode ser acessado aqui.
"In" (1975), Letícia Parente (Foto: Galeria Jaqueline Martins / Divulgação)
Galeria Leme
Através de lives no Instagram, artistas estão apresentado a produção de suas obras diretamente de seus ateliês. O projeto começou a participação das artistas Nadia Taquary e Vivian Caccuri, ambas representadas pela galeria. Fique de olho na conta da Galeria Leme.
Artista Vivian Caccuri (Foto: Galeria Leme / Divulgação)
Itaú Cultural
A mostra “Sandra Cinto: das ideias na cabeça aos olhos no céu”, encerrada durante o período de isolamento social, pode ser visitada a partir de 6 de abril no site. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e presente em três andares da organização, a mostra foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição.
Sem Título (2008), Sandra Cinto (Foto: Everton Ballardin / Divulgação)
Bianca Boeckel Galeria
Dentro de sua conta do Instagram, a equipe da Bianca Boeckel Galeria está promovendo o projeto “Artista fala de artista”, composto de vídeos de artistas explicando conceitos das artes visuais e comentando as obras de outro profissional. Os participantes serão: Alice Gelli, Bruno Passos, Camila Alvite, Carol Nogueira, Eva Soban, Gabi Gelli, Giovanna Nucci, Katia Wille, Marcelo Greco, Nelson Porto, Paula Klien, Pico Garcez, Ricardo Becker, Solferini, Thomas Baccaro, Virgilio Neves e Will Sammpaio, que revezarão entre analisar e serem analisados pelos companheiros de profissão. Os vídeos estarão disponíveis no perfil da galeria.
Artista Bruno Passos em um dos episódios de "Artista fala de artista" (Foto: @biancaboeckelgaleria)
MAM
O #MAMonline reúne ações artísticas, culturais e educativas que nos convidam a refletir durante este momento de isolamento social. No site do Museu, é possível visitar mostras exibidas nos últimos anos na instituição por meio dos tours virtuais, como também acessar as narrativas do Google Arts&Culture. Nas redes sociais, o MAM se dedica a projetos compartilhando a história do Museu, divulgando artistas, interagindo com o público por meio de quizzes, contações de histórias e brincadeiras para crianças, dicas de leituras e programação cultural online semanal.
"Paisagem moderna" (2019), Leda Catunda. Parte do "Projeto parede" (Foto: Karina Bacci / MAM / Divulgação)
Galeria Lume
Para incentivar a produção artística e estimular a criatividade a Galeria promove uma ação inédita em suas mídias sociais. Até 2 de maio, pessoas são convidadas a produzir fotografias e vídeos para o concurso “Quarentena com Lume”. Para participar, basta postar no feed do Instagram uma fotografia ou vídeo feitos com celular, marcar o perfil da Lume e a hashtag #isoladosmasnuncasozinhos. As produções serão avaliadas pela equipe da Galeria e por jurados convidados e os vencedores ganharão obras de artistas representados pela Galeria e terão suas criações expostas em uma mostra coletiva no Anexo Lume. Participe!
"Plethora 201 #9" (2017), Julio Bittencourt (Foto: Galeria Lume / Divulgação)
Dan Galeria
A exposição online da galeria, “Mulheres à frente”, reúne nome como Anita Malfatti, Beatriz Milhazes, Denise Milan, Lygia Clark, Raquel Kogan, Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake. É possível ver a seleção curada por Paula Braga no vídeo de divulgação da mostra e no catálogo disponibilizado pela galeria.
"Evolução: do caos a ordem" (2019), Denise Milan (Foto: Dan Galeria / Divulgação)
ARTEQUEACONTECE
A plataforma tem investido em diversas atividades online durante o período de isolamento. Todas as quintas, a AQA produz salas de discussão na plataforma Zoom contando com convidados especiais e abordando temas como mercado de arte, moda, instituições de arte no Brasil e arte em tempos de crise. Além disso, durante a semana também acontecem indicações de livros no site, playlists de artistas e lives no Instagram com entrevistas galeristas e players do mundo das artes.
Sem título (1975), Joan Jonas executando a performance "Twilight" (Foto: Arte que Acontece / Divulgação)
Galeria Luisa Strina
Como parte das comemorações dos 45 anos, a Galeria está disponibilizando, no seu canal do Youtube, a íntegra das entrevistas com artistas, curadores, jornalistas, colecionadores, galeristas e consultores de arte realizadas durante o Art Weekend 2019. Entre as elas, Anna Maria Maiolino discute as imagens primordiais e arquetípicas de sua obra; Jac Leirner comenta a projeção internacional de sua obra; Camila Yunes Guarita compartilha suas experiências como art advisor; Laura Lima revela um momento epifânico de quando e onde ela formalizou a ideia de sua “filosofia ornamental”; e várias outras boas histórias.
Entrevista com Ana Maria Maiolino (Foto: Youtube Galeria Luisa Strina)
Instituto Inhotim
Na série de vídeos “Bastidores”, Inhotim apresenta processos que se dão por trás das coxias de uma instituição museológica envolvendo processos artísticos, de montagem e de restauro de obras de arte. Na série está prevista a veiculação de quatro vídeos: conversa em ateliê sobre processo criativo da artista Laura Vinci; o restauro da obra “As belas relações II”, de Sandra Cinto; conversa em ateliê sobre processo criativo do artista Marcius Galan; e construção da obra mais recente do Inhotim, inaugurada em 2019, Sem título (2019), de Robert Irwin. A partir de 10 de abril, os vídeos serão divulgados no IGTV, Youtube e no Facebook de Inhotim.
(Foto: Divulgação)
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.