Editorial
Picks
Projetos em destaque no SP-Arte Viewing Room
25 ago 2020, 12h39
O primeiro SP-Arte Online Viewing Room mal começou e já é histórico! Foram cerca de 32 mil visitantes únicos somente nas primeiras 24 horas, demonstrando o acesso democrático e o alcance que uma feira virtual pode conseguir. São mais de 130 expositores de arte e design, que oferecem ao público a pluralidade da maior feira de arte da América Latina em um outro tipo de contato e imersão.
A conversão de uma feira fisica para o ambiente digital acarreta em uma série de desafios, inovações e reinvenções por parte de todas as galerias participantes. Afinal, como criar narrativas e oferecer aos interessados por arte um conteúdo completo e instigante? A SP-Arte parabeniza a todos os galeristas e equipes envolvidas pelo empenho inédito na elaboração de seu espaço virtual.
Como de praxe nos eventos SP-Arte, indicamos agora o nosso próprio picks do Online Viewing Room, sublinhando apenas alguns dos projetos mais destacados e originais desta primeira edição:
Acima: Vera Chaves Barcellos, “One Way, Two Ways”, 1975 (detalhe). Cortesia: Galeria Superfície
Bancos Indígenas do Xingu
Os bancos indígenas são, possivelmente, o primeiro mobiliário brasileiro. Eles ampliam o conceito de função para a dimensão simbólica. O Bancos Indígenas do Xingu traz agora uma série de peças produzidas pela etnia Mehinaku.
Galeria Superfície
A Galeria Superfície apresenta um projeto solo da artista Vera Chaves Barcellos, nova representação da casa, em um recorte panorâmico que inclui obras concebidas entre o período de 1974 a 1996.
Nacional TROVOA
Fundado em 2017, o Nacional TROVOA mapeia e integra em rede mulheres artistas, curadoras e arte-educadoras não-brancas – bem como mulheres asiáticas e indígenas – transexuais e travestis. Trata-se de uma das estreias de maior destaque na SP-Arte deste ano.
Projeto Vênus
O Projeto Vênus, galeria baseada no centro de São Paulo e com um formato de atuação experimental, apresenta “Sobre pássaros & felinos”, um ensaio fotográfico com as pinturas de Adriana Coppio e Camile Sproesser, ao lado dos artistas convidados Efrain Almeida e Marcellvs L.
HOA
HOA é uma galeria de arte integrante da HOA Tour, uma organização artística baseada em São Paulo, fundada em 2020 pela artista Igi Lola Ayedun. Com um trabalho dedicado à arte contemporânea latino-americana, a galeria tem a internet como ponto focal, destacando a ideia de ser “hospedada em todos os lugares”.
01.01 Art Platform
A plataforma independente conecta artistas afrodiaspóricos ao redor do mundo. Sobre seu projeto no OVR, o coletivo explica: “o objetivo da aquisição através da plataforma é estabelecer acordos éticos alinhados com um compromisso comunitário. A coleção torna-se um guia afetivo para relações menos desiguais que promovam valores coletivos.”
Fortes D’Aloia & Gabriel
Com o desejo de proporcionar um prazer sensorial e um retorno à vivência física da arte, o projeto da FDAG consiste em um ambiente doméstico, do centro de São Paulo, cheio de obras inéditas e trabalhos recentes de seus artistas representados.
Galeria Estação
O projeto da Galeria Estação, que trabalha principalmente com artistas autodidatas, foca a produção de três artistas, apenas um deles vivo: Santidio Pereira com sua série inédita “Morros”; acompanhado dos celebrados pintores Amadeo Lorenzato e José Antônio da Silva.
Almeida e Dale Galeria de Arte
A seleção apresentada pela Almeida e Dale Galeria de Arte contempla diversas linguagens e períodos artísticos, abrangendo um arco temporal que vai da década de 1920 até a atualidade.
Passado Composto Século XX
Duas vertentes compõem o projeto da Passado Composto Século XX: artistas brasileiros que se destacaram na arte da tapeçaria, como Roberto Burle Marx e Genaro de Carvalho, e raridades do design moderno brasileiro, como Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues.
Simões de Assis
Tomando a linha como mote temático, a Simões de Assis reúne nomes variados de seu acervo, que vai desde artistas modernos como Alberto Guignard e Cícero Dias, até nomes emergentes na arte contemporânea, como Julia Kater e Maya Weishof.
Zalszupin por Etel
A Etel faz uma seleção especial em homenagem a Jorge Zalszupin, um dos mestres do design moderno brasileiro, falecido recentemente. As peças apresentadas, entre sofás, poltronas e cadeiras, foram desenhadas entre as décadas de 1960 e 1970.
Verve
A Verve Galeria comemora sete anos de inauguração junto com o SP-Arte Viewing Room. Para celebrar a data, cada um dos artistas representados pela galeria responde à pergunta: Qual é a sua Verve? O que inspira, inquieta, estimula, provoca e norteia a pesquisa de cada um?
Anita Schwartz Galeria de Arte
O projeto “Miradas” da Anita Schwartz Galeria, uma das mais destacadas galerias do Rio de Janeiro, aposta tanto artistas em ascensão na cena contemporânea quanto em nomes já consagrados nacional e internacionalmente.
Paulo Darzé Galeria
Baseada em Salvador, capital da Bahia, a Paulo Darzé Galeria reúne mais de vinte artistas para o SP-Arte Viewing Room. A seleção destaca importantes produções afrocentradas, como as de Ayrson Heráclito e Mestre Didi, além de jovens artistas.
Galeria Millan
Uma das casas mais tradicionais de São Paulo, a Galeria Millan apresenta diálogos entre seus artistas mais jovens e recém representados, como Ana Calzavara e David Almeida, além de estrelas da galeria como Tunga e Nelson Felix.
Ronie Mesquita Galeria
A seleção da Ronie Mesquita Galeria abrange obras produzidas entre 1950 e 1980, incluindo algumas raridades de artistas celebrados. Entre os apresentados estão Anna Bella Geiger, Agnaldo dos Santos e Mira Schendel.
Galería Sur
A Galería Sur, de Punta del Este, comemora 35 anos de fundação com a SP-Arte. Sua mostra online reúne importantes obras dos principais movimentos artísticos do século 20 da América Latina, dos cinéticos aos concretos, com foco em artistas do Uruguai, Brasil, Argentina e Cuba.
Galería de las Misiones
O projeto da Galería de las Misiones, de Montevideo, consiste em um grupo de artistas e obras representativas do perfil da galeria que representam três grandes modalidades de utilização da madeira para a criação artística: escultura, construção e pintura.
1 Mira Madrid
A galeria 1 Mira Madrid apresenta um projeto solo da brasileira Ana Amorim. Nascida em 1956, a artista costuma borrar as fronteiras entre a arte e a vida em suas obras, criando a partir de seus deslocamentos físicos, mentais e emocionais.
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.