Cena do filme "Felizes Juntos" (1997), com direção de Wong Kar Wai (Divulgação: MUBI)
Filmes

Os amores de Wong Kar Wai

Felipe Molitor
15 abr 2021, 10h35

Desde quando a pandemia começou, hábitos culturais como assistir a uma peça de teatro ou filme se tornaram restritos ao ambiente doméstico. Ultimamente, é dentro de casa que embarcamos em histórias e viajamos para outros tempos e mundos — uma forma de escape necessária enquanto o mundo real está demasiado perigoso. Para quem é fã de cinema, agora pode ser o momento de rever aquele filme inesquecível que você, na verdade, já esqueceu, ou ver pela primeira vez aquela obra cult que sempre ouviu falar. 

A MUBI, parceira da SP-Arte em 2021, é uma das plataformas de streaming de cinema mais interessantes à disposição dos cinéfilos hoje. O site oferece um catálogo privilegiado, com uma curadoria feita à mão por especialistas da sétima arte. Dentre as séries especiais agora em cartaz, destacamos “Apaixonante. O cinema de Wong Kar Wai”, que apresenta versões restauradas das principais obras do grande expoente do cinema de Hong Kong. Em uma entrevista para o Notebook, revista eletrônica da MUBI, questionado sobre como a pandemia vem afetando o cinema, o mestre diz: “Hoje em dia, é preciso menos esforço para transmitir um filme em casa. No entanto, o streaming não deve afetar fundamentalmente a forma como um filme é feito, contanto que o prazer de assistir a filmes não mude e nós, como cineastas, continuemos a servir a esse propósito.”

As histórias de Kar Wai apresentam as muitas faces (e fases) do amor, capturando as sutilezas do desabrochar de um romance ou da desilusão de um término. Muitas vezes seus personagens vivenciam os encontros e desencontros do desejo solitariamente, em um retrato impactante das relações contemporâneas. Uma das grandes marcas de Kar Wai é a experiência estética oferecida por suas obras em cores exuberantes, com trilha sonora atmosférica e cirúrgica e diversos efeitos de pós-produção. 

Confira aqui quais filmes de Wong Kar Wai estão em cartaz agora e os que entrarão em breve. E não se esqueça de se cadastrar no site da SP-Arte para receber 30 dias gratuitos de MUBI durante o mês de aniversário da Feira.  

Acima: Cena do filme "Felizes Juntos" (1997), com direção de Wong Kar Wai (Divulgação: MUBI)

EM CARTAZ

Amores Expressos

Chungking Express, 1994
[Amores expressos]

Em Hong Kong, dois policiais apaixonados se vêem atraídos por duas mulheres muito diferentes: uma mulher sedutora do outro lado da lei e uma garçonete peculiar.

Filmada em apenas 23 dias enquanto fazia “Ashes of Time”, a revelação internacional de Wong Kar Wai permanece entre seus filmes mais adorados. Brigitte Lin, icônica com sua peruca descolorida e óculos escuros, e Faye Wong, com seus sonhos californianos, são apenas algumas das razões para se apaixonar por essa obra.

Amor à Flor da Pele

In the Mood for Love, 2000
[Amor à flor da pele] 

Ambientado em Hong Kong no início dos anos 60, dois vizinhos, Sr. Chow e Sra. Chan, criam um vínculo depois de começarem a suspeitar que seus respectivos cônjuges estão tendo um caso juntos.

Mãos na parede e olhares roubados provocam desejos intensos nos corredores vermelhos da obra-prima melancólica de Wong Kar Wai sobre amor suspenso. Com trilha sonora de Shigeru Umebayashi, um dos melhores romances do cinema está agora em cartaz em restauração deslumbrante.

A Mão

The Hand, 2004
[A Mão]

Hong Kong, anos 1960. O tímido assistente de alfaiate Zhang fica fascinado por sua cliente imperiosa, a Srta. Hua. Ao conhecê-la, ela faz algo inusitado para garantir que seja lembrada sempre que ele fizer suas roupas. Após esse primeiro encontro íntimo, nasce um elo entre os dois.

O filme seguinte de Wong Kar Wai a Eros é apresentado pela primeira vez na plataforma da MUBI em versão estendida. Uma história de desejo e repressão, “The Hand” vê Wong trabalhar de uma forma mais clássica e suntuosa, criando uma obra que foi considerada uma de suas melhores.

Cinzas do Tempo

Ashes of Time Redux, 2008
[Cinzas do Tempo]

Outrora caçador de recompensas implacável, agora o espadachim Ou-yang Feng é dono de uma estalagem no deserto onde passa o dia suspirando pela esposa do irmão. Entre seus funcionários está seu amigo Huang Yao-shi, cujas visitas anuais são um de seus raros prazeres.

Para o seu projeto mais ambicioso até hoje, Wong Kar Wai levou seus ritmos lentos e modos poéticos de ação ao gênero wuxia. Com cinematografia de Christopher Doyle e um elenco de estrelas de Hong Kong, esta versão repaginada de 2008 voltou a estabelecer o filme como um clássico das artes marciais.

EM BREVE

Anjos Caídos

Fallen Angels, 1995
[Anjos Caídos]

Duas histórias de crimes se entrelaçam na atual Hong Kong. Um assassino frio e desapegado quer finalmente escapar de uma vida de violência — para grande consternação de seu parceiro, que está secretamente apaixonado por ele. Enquanto isso, um mudo ex-presidiário encontra repetidamente uma garota durante suas noites de devastação.

2046

2046, 2004

Chow Mo-Wan era um escritor. Ele pensou que escreveu sobre o futuro, mas realmente era o passado. Em seu romance, um trem misterioso partia para 2046 de vez em quando. Todos os que lá foram tinham a mesma intenção: recuperar as memórias perdidas. Foi dito que em 2046, nada mudou.

Felizes Juntos

Happy Together, 1997
[Felizes Juntos]

Lai e seu amante Ho chegam à Argentina vindos de Hong Kong em busca de uma vida melhor. Seu relacionamento tórrido vive entre bares de tango vigorosos e a música salsa das calçadas de La Boca. Eles se encontram longe de casa e desesperadamente solitários.


16664922_10209898108262257_7619063568109939462_o

Felipe Molitor é jornalista e crítico de arte, parte da equipe editorial da SP–Arte.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.