Editorial
Saiba mais sobre as oficinas de pintura, cinema, bordado, fotografia e performance que ainda estão por vir este ano
29 nov 2019, 16h17
Por Giovana Christ
O ano está acabando, mas a programação cultural de dezembro não deixa a desejar. Em São Paulo, são diversas as opções de atividades envolvendo cinema, fotografia, performance e pintura. Não perca!
Unibes Cultural
Mostra Brazilian Film Festival
7 e 8 de dezembro | Gratuito
A programação foca em filmes brasileiros que causam impacto social, utilizando a sétima arte como gancho para a reflexão sobre questões nacionais. Em parceria com a ONG Partners of the Americas, a ideia é destacar obras que abordam questões ligadas à cultura, arte, política e história do Brasil, e que muitas vezes perdem espaço para outras produções mais comerciais. Algumas sessões – como a de “Amazonia Groove” (2019), dirigido por Bruno Murtinho – são seguidas por um bate-papo sobre o longa. Saiba mais aqui.
Banner da mostra (Foto: Divulgação)
Sesc Ipiranga
Lab impressão: xilogravura, monotipia, cianotipia
Até 12 de dezembro | Quintas, 15h–17h | Gratuito
Conduzido por Ligia Minami (artista visual, fotógrafa e educadora) e Guilherme Land (educador de tecnologias e artes), a oficina utilizará técnicas gráficas e fotográficas de impressão, explorando o cruzamento entre xilogravura, monotipia e cianotipia. O laboratório faz parte da programação de comemoração dos cinquenta anos da primeira edição do jornal “O Pasquim”, publicado de 1969 a 1991, famoso pela oposição à ditadura militar brasileira. Informações e inscrições no site do Sesc.
(Foto: Sesc / Divulgação)
Sesc Vila Mariana
Experimentações têxteis: oficinas artísticas e ações poéticas
Até 22 de dezembro | Domingos, 11h–18h | Gratuito
O objetivo da atividade é complementar a exposição “EntreMeadas”, que reúne a produção de mulheres artesãs de São Paulo que trabalham com linhas, fios e fibras. As oficinas trabalharão com bordados coletivos, construção de tessituras em minitear de papelão, confecção de tramas espaciais, fotografia bordada, tapeçaria com restos de retalhos de tecido e outras técnicas. Laís Domingues, quem conduzirá as atividades, é artista visual e criou o projeto “Bordando o Feminino”: um intercâmbio cultural no agreste de Pernambuco com mulheres bordadeiras da Amap (Associação de Mulheres Artesãs de Passira). Para saber mais e se inscrever, acesse o site.
Thanina Godinho (Foto: Sesc / Divulgação)
MASP
Corpos ardentes – oficina de teatro, performance e vídeo
7 e 8 de dezembro | 14h–17h | Gratuito
Em dois dias, ferramentas de vídeo, performance, teatro e dança serão utilizadas para produzir peças conforme experimentações e o compartilhamento de práticas por Martha Kiss Perrone. Ela é diretora, atriz e pesquisadora do cruzamento entre teatro e performance, além de ter produzido as peças “Corpo apocalíptico”, “Corpo descolonizado” e “Corpos em festa e guerra”. Informações e inscrições aqui.
Mayra Azzi (Foto: MASP / Divulgação)
Centro de pesquisa e formação - Sesc São Paulo
A fotografia encenada latino-americana
9 a 12 de dezembro | 10h–13h | R$ 15,00
Serão observadas fotografias a partir da prática teatral, tendo como referência o trabalho do antropólogo Victor Turner, autor da teoria que o pós-modernismo poderia ser descrito como um evento fotográfico. Filipe dos Santos Barrocas (artista visual, pesquisador e arquiteto) e Gabriela Flores (atriz e pesquisadora) são mentores do curso que se estende por três dias. “Segundo a pesquisadora, a valorização da arte como experiência ganha terreno nos anos 1960 e 19770, em grande parte promovida pela performance art, cujas premissas fusionais entre arte e vida e a diluição de fronteiras entre fazedores e espectadores marcam sucessivas gerações nas artes performativas e nas artes visuais.” As inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente nas unidades do Sesc.
"Os trinta Valérios" (1901), Valério Vieira (Foto: Sesc / Divulgação)
Sesc Belenzinho
Minha primeira tela
Até 15 de dezembro | Sábados e domingos, 11h–13h | Gratuito
Destinada a crianças, a atividade promove a exploração de cores e ampliação do repertório artístico dos pequenos. Nela, serão utilizados diversos materiais para criar telas. Rogéria Mattos, mentora da oficina, trabalha com artes visuais, indo da cerâmica até a cenografia teatral. Saiba mais no site.
(Foto: Rogéria Mattos / Divulgação)
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.