Editorial
Entrevista
Entrevista com Kura
Marina Dias Teixeira
20 jul 2020, 16h57
O mercado de arte pode parecer um mundo hermético para os que não costumam transitar por entre galerias e coleções de arte, mas existem especialistas dedicados a abrir portas para quem quiser adentrar esse universo de forma convidativa, customizada e assertiva.
Para melhor compreender o papel do art advisor, profissional especializado no mercado de arte, conversamos com três escritórios do ramo parceiros da SP-Arte. Encerrando a série de entrevistas, as representantes da KURA apresentam as frentes em que atuam para atender os clientes que recorrem ao serviço de art advisory por diferentes motivos. No final da entrevista, confira a seleção que elas fazem de obras disponíveis na SP-Arte 365.
Acima: Eu fico pensando (2019), Gokula Stoffel (Foto: Fortes D'Aloia & Gabriel)
O que é art advisory e qual é o seu papel dentro do mercado de arte?
KURA: O art advisor oferece uma variedade de serviços que podem simplificar o processo de aquisição de uma obra de arte, e a abordagem da KURA oferece aconselhamento personalizado para o cliente. Seja construindo uma coleção ou adquirindo obras de arte individuais, o objetivo é localizar obras de arte da mais alta qualidade que também reflitam os interesses e desejos pessoais do cliente. Com a demanda crescente, o consultor pode usar suas conexões para ajudar a facilitar o acesso a obras de arte normalmente reservadas a clientes fiéis. Além de fornecer acesso facilitado, os consultores também ajudam a refinar o gosto de seus clientes e a apresentá-los a artistas e especialistas, trazendo experiência e conhecimento, e conectando todas as pontas do mercado.
Como e por que nasceu a KURA?
K: Nos últimos anos, o mercado de arte passou por um crescimento notável e a produção artística se diversificou para além dos limites das instituições, pedindo por um olhar cada vez mais atento para oportunidades no setor. Dentro deste contexto, a KURA orienta e direciona colecionadores. O objetivo é criar coleções customizadas, estruturadas e com identidade.
Quem são os clientes de um art advisor?
K: No caso da KURA, nosso foco são todas as pessoas que nunca imaginariam que poderiam colecionar arte. Através do nosso programa de cursos, experiências culturais, e viagens a feiras e bienais, nossos clientes adentram este universo e se tornam ativos, e muitas vezes chegam até a se tornar apoiadores de grandes instituições.
Quais são os principais objetivos da empresa?
K: A KURA tem o objetivo de formar novos colecionadores e orientá-los nas aquisições de artistas estabelecidos e emergentes. Desenvolve um trabalho personalizado de acordo com o perfil de cada cliente, a fim de formar coleções significativas e únicas com discrição e confidencialidade. Cria estratégias para todos os aspectos da construção de uma coleção de obras de arte, desde a aquisição até a catalogação.
Que diferença um art advisor pode fazer na hora de realizar uma compra?
K: A experiência do art advisor faz a diferença na hora de conseguir negociações melhores ou apresentar as melhores opções disponíveis no mercado.
O conceito é relativamente novo no Brasil, quando comparado ao exterior. Como você enxerga isso?
K: Colecionar arte está em ascensão e o Brasil tem crescido cada vez mais no mercado internacional. Temos visto cada vez mais jovens se interessando em conhecer, entender e adquirir arte, e isso se intensifica com o crescimento do acesso com as vendas de arte online. Mas ao mesmo tempo, exige um trabalho grande de formação e desmistificação deste novo conceito, deste novo mercado. E é nisso que temos trabalhado. As pessoas estão entendendo o valor de um advisor na hora de fazer as melhores aquisições, de pensar as suas coleções. Assim, mais do que nunca, vemos a necessidade de especialistas conhecedores que podem ajudar no processo.
Como o trabalho se desenvolve? Vocês costumam acompanhar artistas e galerias específicos?
K: Desenvolvemos a nossa abordagem curatorial de acordo com os interesses, recursos e metas a longo prazo de cada colecionador. Representamos nossos clientes com transparência, discrição e comprometimento. Geralmente temos um relacionamento mais íntimo com alguns artistas e galerias, mas estamos sempre pesquisando jovens artistas sem galeria também.
Qual é o primeiro conselho que vocês dariam a um aspirante colecionador?
K: O mais importante: compre o que você gosta e o que mexe com você, aquilo vai conviver e estar no seu dia a dia, vai contar um pouco sobre quem é você. Divirta-se e transforme-se, colecionar tem que ser divertido e estimulante.
Confira abaixo as obras da SP-Arte 365 selecionadas especialmente pela KURA
Carolina Kowarick
“Preciosa II”, 2023
Técnica mista de pintura acrílica e colagem
Pintura: 13.78 x 13.78 x 1.97 inches: 35 x 35 x 5 cm
© Carolina Kowarick
Sobre Kura
KURA é uma empresa de consultoria de arte, especializada em arte contemporânea, atuante no mercado nacional e internacional.
Fundada por Camila Yunes Guarita, a KURA desenvolve um trabalho personalizado de acordo com o perfil e o interesse de cada colecionador, a fim de formar coleções significativas e únicas, com discrição e confidencialidade. KURA visa treinar novos colecionadores e orientá-los na aquisição de artistas consagrados e emergentes. Nos últimos anos, o mercado de arte passou por um crescimento notável e a produção artística se diversificou além dos limites das instituições, pedindo um olhar cada vez mais atento.
Perfil SP–Arte
Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.