Inaugurada em comemoração aos 20 anos da SP–Arte, a Casa SP–Arte funcionou entre março de 2023 e setembro de 2024 como um espaço permanente para realização de exposições e eventos ligados às artes visuais. O espaço ocupou uma das residências projetadas pelo artista e arquiteto Flávio de Carvalho (1899-1973) para a Vila Modernista, nos Jardins, em São Paulo.
Conheça a Casa SP–Arte
Exposições passadas
Check-mate(s), de Oscar Murillo
A Casa SP–Arte recebeu a sua primeira exposição internacional. O espaço foi ocupado pela galeria kurimanzutto, com sedes na Cidade do México e Nova York. A mostra Check-mate(s), primeira do artista colombiano Oscar Murillo no Brasil, projeto de Mark Godfrey, reuniu obras que dialogam com nomes fundamentais da arte brasileira, como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Cildo Meireles.
Exposições passadas
MARGS urgente: corpo e alma
A Casa SP–Arte cedeu seu espaço para a mostra MARGS urgente: corpo e alma, que resulta da parceria de 29 galerias de arte em prol do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, instituição afetada pelas enchentes que atingiram o estado no primeiro semestre de 2024.
A mostra foi acompanhada de um leilão beneficente, que aconteceu de forma online no dia 2 de julho pela plataforma iArremate. Os valores arrecadados foram integralmente doados para auxiliar na reconstrução do museu. Com curadoria de Angélica de Moraes, a mostra contou com 93 trabalhos de 87 artistas, os quais solidariamente aderiram à causa.
As obras tiveram lance inicial de 30% do seu valor de mercado e as que não forem arrematadas no leilão puderam ser adquiridas até o final da exposição.
Galerias participantes
AM Galeria, Andrea Rehder Arte Contemporânea, ArteFASAM Galeria, ArteFormatto, Aura, Bianca Boeckel, Bolsa de Arte, Carcara Photo Art, Carmo Johnson Projects, Casagaleria e Oficina de arte, Choque Cultural, Escritório de Arte Rosa Barbosa, Galeria 18, Galeria H Um Arte e Projetos, Galeria Karla Osorio, Galeria Luciana Brito, Galeria Luis Maluf, Galeria Mamute, Galeria Mapa, Galeria Mario Cohen, Galeria Pilar, Galeria Tato, Hilda Araújo Escritório de Arte, Janaina Torres Galeria, Matias Brotas, Mercedes Viegas Arte Contemporânea, OÁ Galeria, OMA Galeria, Verve e Ybakatu.
Artistas participantes
Adão, Adriana Moreno, Adrianna Eu, Affonso Uchoa, Alessandra Rehder, Állisson Opitz, Ana Hortides, Ana Michaelis, Ana Sant’Anna, André Felipe, Andre Miagui, Andrea Rocco, Andressa Cantergiani, Andrey Rossi, Anna Guerra, Antonio Pulquério, Arivanio Alves, Arlette Kalaigian, Arthur Arnold, Bettina Vaz Guimarães, Brassai, Bruno Borne, Bruno Marcelino, Bruno Weilemann Belo, Camila Elis, Carla Duncan, Carlos Araújo, Carlton Davis, Carolina Colichio, Claudia Hamerski, Claudio Barros, Daniel Escobar, Debora Santiago, Desali, Elaine Pessoa, Eron Teixeira, Everson Fonseca, Fernanda Valadares, Graziela Guardino, Heleno Bernardi, Hilal Sami Hilal, Hugo Mendes, Jaime Prades, Julia Pereira, Julio Vieira, Karen de Picciotto, Karola Braga, Kaya Agari, Letícia Lampert, Letícia Lopes, Lígia Borba, Lilian Camelli, Lilian Maus, Luciana Magno, Luciano Macedo, Luiz 83, Marcelo Gandhi, Marcelo Tolentino, Maria Luiza Mazzetto, Maria Tomaselli, Mariana Pabst Martins, Marietta Toledo, Marlene Stamm, Matheus Rocha Pitta, Moisés Patrício, Moracy Almeida, Nelson Leirner, Niobe Xandó, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Pablo Ferretti, Paula Juchem, Paula Parisot, Pedro Afonso Silva, Pedro Mendes da Rocha, Piti Tomé, Raphael Zarella, Raphaelle Faure – Vincent, Regina Silveira, Renan Cepeda, Renan Marcondes, Renato Castanhari, Roberto Magalhães, Rodolfo Bordel Pitarello, Silvia Mecozzi, Swoboda, Tatiana Stropp, Wagner Costa, Waldomiro de Deus e Yiftah Peled.
A mostra ficou em cartaz de 19 de junho a 13 de julho de 2024.
Exposições passadas
Funil
A convite de Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP–Arte, o arquiteto Isay Weinfeld realiza na Casa SP–Arte a mostra Funil, organizada em colaboração com Lucas Jimeno. A exposição ocorreu de 23 de março a 4 de maio, no contexto da comemoração de 20 anos de SP–Arte.
O projeto, que traduz em arte contemporânea e design 50 anos de carreira de Weinfeld, propõe uma ocupação da casa projetada pelo artista e arquiteto Flávio de Carvalho. Nos anos 1930, Carvalho propôs novas formas de habitar o lar e, Weinfeld, nesta exposição, convida novamente o público a pensar uma vivência dentro deste espaço.
Funil é resultado de uma vida inteira que se reflete nas escolhas e disposição das obras, dos móveis e tecidos. A mostra é aberta à interpretação de cada um ao se deparar com trabalhos carregados de simbolismo, memórias e relações afetivas, tanto pessoais quanto universais.
Exposições passadas
Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver
Promovida pela Almeida & Dale na Casa SP–Arte, Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver apresenta obras de Iberê Camargo (1914-1994, Rio Grande do Sul) e Oswaldo Goeldi (1895-1961, Rio de Janeiro). Entre singularidades e afinidades, o conjunto selecionado foi produzido de 1940 a 1990 e reflete uma percepção de tempo e espaço nas obras de ambos os artistas. A curadoria é de Galciani Neves.
“[…] elaboramos um espaço de exposição com diálogos em que as singularidades se acentuam e também sugerem algumas afinidades: tonalismos dramáticos, sombras sobrevoando escuros, temas relacionados à solidão e construções cênicas que impõem uma espécie de deriva aos objetos, às massas de cor, às formas, às figuras humanas […]”, conta Galciani.
A mostra ficou em cartaz de 11 de novembro de 2023 a 24 de fevereiro de 2024.
Exposições passadas
Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil
A exposição Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil, individual de Maxwell Alexandre na Casa SP–Arte, reuniu uma produção inédita de mais de 20 obras do artista feitas especialmente para o espaço modernista. Novo Poder: passabilidade, Miss Brasil é um desdobramento da série Novo Poder, apresentada em 2023 em La Casa Encendida em Madri e no Pavilhão Maxwell Alexandre, no Rio de Janeiro.
A mostra foi organizada em parceria com a galeria Millan e ficou aberta para visitação entre 26 de agosto de 07 de outubro de 2023.
Exposições passadas
Hélio Oiticica: mundo-labirinto
A exposição Hélio Oiticica: mundo-labirinto reuniu obras de diferentes fases da produção de Oiticica (1937-1980), incluindo suas investigações de caráter construtivo sobre o plano bidimensional e propostas experimentais que dialogam sobre arte, vida e cultura pop. Compuseram a mostra obras produzidas a partir de 1955, incluindo trabalhos do Grupo Frente, e produções dos anos 1970.
A mostra foi organizada pela galeria Gomide&Co e sua diretora artística, Luisa Duarte, e ficou aberta para visitação entre 18 de março e 22 de julho de 2023.