Ianah Maia

Brasil, 1989


Sobre

Ianah Maia nasceu em Recife, Pernambuco, e vive e trabalha em Olinda. Seu trabalho autoral circula entre pinturas, arte urbana, animações e auto-retratos fotográficos. Ianah nos traz um olhar honesto, enegrecido e de uma beleza incomum sobre afetos e sentimentos que ela encontra em si e em outras mulheres negras. Sua pesquisa artística vem sendo acompanhada por uma pesquisa teórica e prática no feminismo interseccional, na agroecologia, na decolonialidade, em culturas afro-diaspóricas e no ativismo afro-eco-feminista a qual se dedica.

Entre as exposições nacionais e internacionais das quais participou estão as individuais "Água", na galeria Urban Arts Recife (Recife, 2015), e "Temporal", no Mia Café (Recife, 2019); e as coletivas "Ilustradoras pernambucanas", no I Salão de Humor Gráfico da Galeria Janete Costa (Recife, 2012), e "Entremoveres", da nacional Trovoa, no Museu da Abolição (Recife, 2019).

Em 2017 participou da residência artística InArte/Urbana (Natal-RN), onde começou a investigar a técnica da tinta natural de terra (geotinta) para uso em murais de arte urbana. Desde então vem dedicando a maior parte de suas produções a essa técnica. Ianah integra o coletivo artístico Entremoveres, que faz parte do Levante Nacional Trovoa, também integra a Terra Coletiva (coletivo de artistas brasileiros que trabalham com tintas naturais) e a crew de graffiti e arte urbana PixeGirls.

Fonte: Nacional Trovoa.


Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.